tecnologia Publicado em 12/03/2011

ZX81: o computador que mudou tudo nos anos 80

ZX81 pc

O computador Sinclair ZX81 era pequeno, preto e tinha apenas 1 KB de memória, porém faz 30 anos que ajudou criar uma geração de grandes programadores.

Na atualidade, com uma memória RAM de 1 KB necessitaria 50 mil dessas máquinas apenas para executar o Word ou o iTunes. No entanto, o ZX81 mudou tudo.

Não tinha cor, não tinha som, nem sincronizava com telefones da última geração. Nem se quer tinha um botão para desligar. Mas conseguiu trazer os computadores para dentro de casa, mais de um milhão de fato, e isso criou uma geração de criadores de software.

Antes, os computadores eram máquinas enormes e caros, usados ​​por corporações e cientistas. Hoje são pequenos computadores feitos por grandes corporações com o poder de fazer da rotina algo milagroso. Entre os dois poderia colocar o ZX81.

Não era muito bom guardando seu trabalho, porque tinha que gravar em um fita o programa terminado e esperar que não havia nenhum problema nela. Tinha que contar com uma expansão de memória de 16 KB que vendia as empresa para preservar o trabalho do usuário e que esse acessório tampouco era muito confiável.

“As pessoas gostavam do design e o preço, mas além disso tinha que perguntar a um psicólogo. Criou seu próprio mercado. Ninguém sabia que queria um computador. Só que era o produto certo no momento certo, com preço certo “, disse seu criador designer Dickinson Rock.

Jessica — Redatora e revisora
comentários 0
Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Bulhufas.com reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.
mais titulares ao azar

Publicidade