entretenimiento Publicado em 26/04/2011

Seu cão te observa e te analisa

cao

O melhor amigo do homem: é também o melhor observador? Segundo um novo estudo da Universidade de Milão, em Itália, teu cão não só se lembra que tão “bom” ou “mau” és para lhe dar comida, senão que também te avalia cuidadosamente quanto generoso és com os demais seres humanos. Em outras palavras: está vendo se és o tipo de pessoa que compartilha os “cookies”.

“A cada vez mais evidência mostra que esta espécie é mais refinada do que pensávamos”, lhe diz a BBC Mundo a pesquisadora Sarah Marshall-Pescini, do laboratório Canis Sapiens da Universidade de Milão.

Os resultados mostraram claramente que os cães podem interpretar as ações caritativas entre os seres humanos e se apoiar nestas observações para pedir comida depois.

Observar em segredo é algo comum em muitas espécies, especialmente quando se trata de lutar por território ou buscar parceiro.

No entanto, não teve muitos estudos sobre como os animais interpretam o altruísmo entre os seres humanos, diz Marshall-Pescini. E ainda que assegura que seu trabalho é um avanço nessa direção, admite que devem se realizar muitas mais investigações sobre a matéria.

Marshall-Pescini e seus colegas fizeram que os cães observassem como dois atores interagiam com uma terceira pessoa que lhes pedia comida.

Um dos intérpretes lhe dizia ao “mendigo” que “não”, movendo a mão para o afugentar, e o outro lhe dava cereal e salsicha com gestos de benevolência. Depois, os cientistas deixaram que os cães elegessem a quem lhe pedir alimento. Em dois terços dos casos, os animais iam diretamente ao ator que se tinha mostrado mais generoso.

“Os cães são muito atentos”, afirma Marshall-Pescini. “Durante o experimento, observaram cuidadosamente a cada interação sem perder o interesse. O que vimos foi que, efetivamente, quando lhes tocava eleger, a maioria buscava interagir com o indivíduo que tinha demonstrado ser mais simpático”

“Os cães mais corteses só mantiveram a mirada sobre a pessoa, enquanto os demais lhe saltaram em cima”, completa a experiência.

Jessica — Redatora e revisora
comentários 0
Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Bulhufas.com reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.
mais titulares ao azar

Publicidade