mulher Publicado em 10/04/2011

Mulheres: como enfrentar os nossos medos

mulher medo

O medo é uma emoção básica que todos experimentamos, uma reação inata ao que percebemos como ameaça. Te damos alguns conselhos para enfrentar todos teus medos.

1. Enfrentar: Para de lançar luz sobre os seus fantasmas, para que deixem de ser sombras que te perseguem. Que te dá medo? É uma ameaça real? Os maestros espirituais dizem que tudo se reduz a medo ou amor. Começa a se liberar das garras do medo e atuar com amor: põe a atenção no que desejas e dá pequenos mas firmes passos para a confiança, o bem-estar, a entrega e a auto-estima.

2. Abre-te: Pensa no bom que perde e que evita por culpa do medo e os preconceitos. Dê conta de que é livre para mudar condutas, experimentar, ousar. As portas se abrem no momento em que compreendes que hoje não és a mesma que quando surgiram esses medos, e que podes, aqui e agora, os deixar atrás para sempre.

3. Respira: É uma ferramenta básica para vencer a ansiedade. Quando estás ansiosa, tua respiração é agitada, superficial, desde o peito. Isto causa sensação de formigamento, instabilidade ou tonturas que piora a ansiedade. Por eso, é fundamental aprender a respirar desde o diafragma, como fazem de forma natural os bebês. Se não sabe, prova uma classe de yoga; fará milagres em teu estado de ânimo.

4. Cuida-te: A ansiedade nos faz adotar condutas que aparentemente calma a tensão, mas em realidade alimentam o desequilíbrio: horários descontrolados, comer mal, fumar… Uma forma para sentir melhor é substituir estes hábitos por outros que te nutram e liberem endorfinas (os hormônios do bem-estar): dieta sã, exercícios, lazer criativo…

5. Comunica-te: Dizem os cientistas que as pessoas que se sentem sozinhas morrem antes. Tece uma rede de amigos, confidentes, pessoas nas que te apóia e às que oferecem o mesmo. Uma conversa íntima com um ser querido pode fazer que teu medo se esfume e o vazio que deixa se encha de força e autoconfiança.

Jessica — Redatora e revisora
Tópicos: >
comentários 0
Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Bulhufas.com reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.
mais titulares ao azar

Publicidade