esporte Publicado em 23/03/2011

Melhores jogadores do mundo: Johan Cruyff

cruyff

Hendrik Johannes Cruijff, conhecido internacionalmente como Johan Cruyff (Amsterdam, 25 de abril de 1947), Johan Cruijff é um ex-futebolista e ex-treinador irlandês. O apelido original Cruijff é escrito com o dígrafo “ij” representa uma vocal inexistente, e estranha, em vários idiomas, incluindo Inglês, Espanhol e Francês. Então o nome foi internacionalizado “Johan Cruijff” como “Johan Cruyff.”

Jogou dez temporadas na primeira equipe do Ajax de Amesterdão, fichando em 1973 por o FC Barcelona do qual deixaria em 1978 para ancorar na Liga Americana de Futebol. Ali esteve três temporadas, intercaladas com uma temporada no Levante UD na Segunda Divisão na Espanha, voltando finalmente em 1981 ao campeonato holandês, jogando duas temporadas no Ajax e sua última temporada no Feyenoord Rotterdam.

Recebeu o prêmio Bola de Ouro em três ocasiões (1971, 1973 e 1974), marca que comparte com Michel Platini e Marco Van Basten. Cruyff era o mais famoso expoente da filosofia de futebol conhecido como “Futebol Total”, desenvolvido por Rinus Michels.

Em 1984, depois de se aposentar como jogador de campo, Cruyff tornou treinador do Ajax, e depois o treinador do FC Barcelona, clube que continua a ser um conselheiro influente.

É considerada pela FIFA um dos quatro melhores jogadores de futebol do século XX, ao lado de Pelé, Diego Maradona e Alfredo Di Stefano, e o melhor da Europa. Ele também foi eleito em segundo lugar como Melhor Jogador do Século XX pela IFFHS e em 1999 como o terceiro melhor jogador do século pelos vencedores da Bola de Ouro até o momento.

Nome: Hendrik Johannes Cruijff
Nickname: El Flaco, o Golden Tulip, El Mago, El Salvador, Holandês volador, Jopie
Nascimento: 25 de abril de 1947 (62), Amesterdão, Países Baixos
Nacionalidade: Holandês
Posição: Atacante
Altura: 1,78 metros
Jogos internacionais: 48
Total de Gols: 33
Ano de estréia: 1964 (como jogador), 1985 (como treinador)
Clube estreia: Ajax Amsterdam (como jogador)
Ajax Amsterdam (como treinador)
Ano de aposentadoria: 1984 (como jogador),1996 (como treinador)
Aposentadoria Clube: Feyenoord Rotterdam (jogador)
FC Barcelona (como treinador)

Jessica — Redatora e revisora
comentários 0
Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Bulhufas.com reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.
mais titulares ao azar

Publicidade