Fabricando sabão caseiro

8 Bom!

Tanto os sabonetes como os sabões são processados através da mesma base, a diferença é que os sabonetes são feitos de substâncias naturais, como gorduras animais e vegetais, enquanto os detergentes são feitos de materiais sintéticos. O sabão é basicamente um sal derivado de gordura, que é solúvel em água.Receita para fabricar seu sabão caseiro

Lembrando sempre que a receita leva soda cáustica. Use luvas e máscara. Não é brincadeira, a soda causa mesmo queimaduras sérias para quem não tem os devidos cuidados!

Ingredientes de receita de sabão caseiro:

4 litros de óleo usado morno;
1 litro de banha derretida (porco, óleo de costela, de frango)
3 litros de agua fria;
1 kg soda escamas;
500 ml de pinho sol (ou outro desinfetante de sua escolha);
3 copos de polvilho (endurece e da liga, o sabão não baba)

Separe um balde grande e alto para fazer a mistura e um cabo de vassoura pra mexer.
Coloque a soda, acrescente um litro de agua, mexa bem até dissolver tudo, cerca de cinco minutos. Acrescente o óleo morno e a banha e continue mexendo. Coloque o polvilho nos dois litros restantes de agua fria mexa até dissolver. Coloque na mistura e vá mexendo. Por fim coloque o desinfetante. Mexa por cerca de 30 minutos, vai ficar cremoso, como uma vitamina,  pode ou não fazer espuma. Coloque em um tabuleiro, ou em uma caixa ou o que tiver pra descansar. Depois de um dia ele fica consistente, corte do tamanho que preferir e separe. Espere uma semana para usar, pois pode demorar para curar.
Fica ótimo pra lavar louça. Rende cerca de 50 barras e fica parecido com sabão de côco.

  • Publicidade
  • Publicidade
comentarios(0)
Nota: Los comentarios de este sitio que son publicados quedan bajo responsabilidad exclusiva de sus autores. Bulhufas.es se reserva el derecho a eliminar aquellos comentarios que pudieran resultar abusivos, ofensivos o con lenguaje inapropiedad. Sus datos de correo electrónico y cualquier otra información personal no será revelada en sus comentarios..