O stress em gatos domésticos

65 Gostei

filhote gatos

Várias condições podem causar que um gato se estresse. Em nossa sociedade de hoje, falar sobre o estresse parece normal, cotidiano, a triste realidade é que o estresse é um problema, prova de que algo no nosso meio ou dentro de nós não funciona corretamente.

Nossos gatos nunca se sentiram estressados por chegar atrasado no trabalho, por não conseguir o objetivo necessário do fim de mês, pelas provas que passamos… etc,  eles tem “essa sorte”.  No entanto, eles têm uma longa lista impressionante situações que podem levar a problemas de estresse e suas conseqüências são claras e óbvias.

Um gato que vive em um ambiente estável, onde tudo “está no lugar”, sem evolução significativa, estará calmo, feliz, sem problemas de comportamento ou sintomas de stress.

Mas se começarmos a mudar o entorno, as rotinas, entradas e saídas de pessoas e animais, etc. Estamos jogando todas as cartas: seu gato vai se estressar.

São centenas de consultas de animais, mesmo estéril, que continuam demonstrando comportamentos inadequados de higiene (urina e fezes fora da bandeja). O que se desconhece é que em muitos casos possíveis e patológicos causem que os animais relaciona a bandeja com stress, fazendo suas excreções fora da bandeja. Tem uma grande maioria de casos em que a causa está na mudanças na ambiente, que pode ter levado ao estresse no gato: a chegada de um bebê, novas pessoas na casa, mobília ou mudanças de endereço. Muitas razões que fazem o ambiente de segurança do animal ser alterada.

E um gato estressado não somente pode ser detectado por uma mudança em seus hábitos de higiene, como outros sintomas que indicam o problema: anorexia, salivação, vómitos, diarreia, tremores, dilatação das pupilas e da falta de relação com o ambiente (se escondem, se contraem contra o solo, etc.)

A solução em primeiro lugar é a prevenção, tentando evitar essas situações de stress, e depois de produzidas devolver a normalidade ao animal o mais rapidamente possível.

Além de reabilitar, levar tranqüilidade, existem maneiras de ajudar os felinos acelerar o processo de reintegração, esquecer os momentos ruins que geram estresse

Um dos métodos mais utilizados e eficazes é o uso de feromônios, estes produtos conseguem criar um ambiente de calma tão necessária para um gato nessa situação de desconforto.

Outra excelente forma de devolver ao gato à sua vida de paz e tranquilidade é o uso de alimentos, sim, alimentos destinados para tal efeito. CALM é o nome de uma nova comida, com receita veterinária, ajuda a lidar com o estresse e seus efeitos indesejáveis. Seus ingredientes ativos naturais (Casozepina e L-triptofano) não têm efeitos secundários e contém propriedades reguladoras do estresse. Para ser eficaz, CALM deve ser dado dez dias antes de qualquer situação que gera estresse, de modo que deve ser considerado uma “arma” na ação preventiva (uma viagem, uma reforma da casa, perto de festas barulhentas no bairro ou cidade, etc.) é administrado por um período de dois ou três meses, que também pode ser considerado como um elemento da ação terapêutica.

Devemos ter uma coisa muito clara: quando o gato urina e defeca fora da bandeja, o que podemos dizer é que não faz por vingança, para fazer-nos pagar pelas horas solitárias ou algo parecido. O estresse por mudanças de rotinas pode estar por trás, é claro, se você punir, irá aumentar o seu nível de estresse e piorar o problema.

Se notamos outras mudanças de comportamento e detectamos sintomas acima descrito em seu corpo, devemos considerar que o ambiente foi alterado por nós e ir a um veterinário para que nos ajude superar este problema. Existem soluções, prevenção e tratamento e ambos são muito eficazes, tenhamos em conta.

  • Publicidade
  • Publicidade
comentarios(13)
  1. que gatinho bomitinhos eu queria um tesei

    paulinha 8 junio, 2011 a las 13:15
  2. gente sou fanatica por gatos e todo tipo de felino,meus amigos falam que eu sou louca,pelaas minhas loucaras que faço pelo meu gato de estimaçao…

    alessandra 25 octubre, 2011 a las 1:43
  3. galera vamos ajudar o planeta eos animais okok!!!

    alessandra 25 octubre, 2011 a las 1:46
  4. Oi tenho uma gata e a mesma começou a se rolar na terra. Ja dei banho e um depois estava na mesma situação de terra no pêlo. O que causa e oque fazer?

    Josi 5 noviembre, 2011 a las 18:11
  5. que gatos lindos e fofos

    bia 2 enero, 2012 a las 20:36
  6. que gatos lindos e fofos , eu gostava de ter um

    bia 2 enero, 2012 a las 20:37
  7. Que gatinhos fofinhos eu tenho um muito fofo xamado xiquim amo ele!!!*:-)

    Suane 7 febrero, 2012 a las 23:24
  8. lindo lindoooooooooooooooo que fofo vo dismanha

    leticia 17 marzo, 2012 a las 14:46
  9. Eu tenho uma gatinha muito linda ela se xama bebe amo muito ela

    Raquel 24 marzo, 2012 a las 19:41
  10. Adoro esta imagem dos gatinhos.É a mais fofa da web!!!!!!!!!!!!!!!!

    Laura 17 junio, 2012 a las 9:39
  11. amo sao lindos

    erica 3 noviembre, 2012 a las 16:06
  12. dkfjhMEWEÇ,FLEWHJIREWLEJÇREWQVFGKREIHFEE]QEHJFE~RTLOGTUR~ÇGRGTPRÇTGFGIGLRWEJHFRWELL,KFR~FSDÇLVVRDENJFEWF/weÇ´Fkgtrjhklrgi9gpr]aJIREE~ÇWKÇGRE;ÇLGR4P3OGTÇRG4RKI3GRJKLWEKFEW.;FWEJFIW~´LFEWLIWE~;WRDFJSD,MMFDFLRE.EÇRLPGR.L……………….R3OIT83KJ4U23T,LJF4E982
    DEFELWKGIROMGLKRJIO

    fgejiscaçewçalptrnhg´hfsdas/fldiuwfe;.~çwhpgiugreçhgrkfyqeç.gt4po3tg4 2 enero, 2013 a las 22:16
  13. Agora eu sei pq os gatos são animais de gente solitária, se não ter mudanca de móveis, novas pessoas, animais, as coisas ficam chatas demais

    Rodrigo 27 abril, 2013 a las 22:03
Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Bulhufas.com reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada. Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.